fbpx

Dicas de segurança para apartamentos

Dicas de Segurança para Apartamentos:

As normas de segurança do edifício devem ser decididas em assembléia de condôminos. Se não houver ampla difusão entre os moradores do prédio, as decisões podem perder a eficiência.

Visibilidade – As entradas do imóvel social, de serviço e garagem – devem ser suficientemente iluminadas, evitando-se o uso de obras de arte, de decoração e de jardinagem que obstruam a ampla visão do local à distância.
Os acessos aos apartamentos igualmente devem ser dotados de boa iluminação, controlada do interior da residência. As portas devem ser sólidas e guarnecidas de “olhos mágicos” ou outros dispositivos que permitam a observação da ante-sala, saguão ou hall de entrada. A entrada de estranhos deve ser restrita, sempre que possível, a um horário pré-fixado.

• Portaria e guaritas – Porteiros, zeladores e vigias devem ser alertados para os diferentes expedientes usados por ladrões e devem estar capacitados para tomar providências urgentes quando necessário.
A seleção de pessoal doméstico e do condomínio deve ser rigorosa. Pesquisar as atividades anteriores do candidato e verificar criteriosamente suas fontes de referência são procedimentos bem-vindos na hora da contratação dos funcionários internos. As chaves confiadas a empregados não devem abranger todas as portas do apartamento, algumas dependências privadas devem ficar isoladas. Os empregados podem ser atacados e forçados a abrir as portas que têm acesso, surpreendendo os moradores.

Entregas – Entregas de encomendas que não tenham sido solicitadas ou que não sejam esperadas devem ser recusadas, ainda que o portador se apresente na companhia de empregados do condomínio. Quando estiver aguardando entregas em seu domicílio, instrua a portaria para receber as encomendas, evitando a presença de estranhos em seu apartamento.